(41) 3382-3235 | vendas@silaqua.com.br | Siga-nos:

novidades siláqua

As melhores dicas para a sua obra

Sem categoria Como descartar o entulho da obra corretamente

Como descartar o entulho da obra corretamente

Postado em 19 de outubro de 2017 Categorias: Sem categoria

É comum encontrar restos de materiais das obras de construção e reforma sendo descartados incorretamente.

Muitas vezes encontramos os entulhos das obras sendo descartados ilegalmente em vias públicas, terrenos baldios, à beira de rios e córregos, depósitos clandestinos e lixões, porém isso, além de não ser ecologicamente correto, é contra lei.

Segundo o Conselho Nacional de Meio Ambiente e a Lei 12.305/2010, que institui e dispõe sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos, é de responsabilidade dos administradores municipais elaborar um Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Construção Civil e estabelecer áreas adequadas para o descarte de entulhos.

Os construtores possuem a responsabilidade de implantar planos para gerenciamento de resíduos em suas obras, reduzir os entulhos e desperdício de materiais e, ainda, reutilizar, reciclar e, quando necessário, descartar os restos de forma adequada.

Qual destino correto do entulho da construção civil?

Os resíduos da construção civil devem ser reciclados ou reutilizados, como é o caso de blocos, telhas, azulejos, madeira, papelão e outros. Quando não for mais possível o reúso ou reciclagem, deve-se encaminhar para aterros sanitários apropriados para seu recebimento.

Resto de materiais inflamáveis ou que possam causar danos à saúde humana e/ou contaminação ambiental, como tintas e solventes, devem ser encaminhados para áreas de transbordo e triagem ou aterros industriais.

Para realizar o descarte de forma correta, consulte a Prefeitura de sua cidade e informe-se sobre quais os locais adequados para recolhimento, pois cada município possui suas regras para descarte e reciclagem.

O descarte de forma correta é extremamente importante para diminuir o impacto ambiental.

Endereço

R. Alfredo Pinto, 815 - Afonso Pena, São José dos Pinhais - PR, 83050-320

Contato

(41) 3382-3235 vendas@silaqua.com.br