Sem categoria Alvenaria estrutural x convencional: entenda a diferença
Postado em 19 de outubro de 2017 Categorias: Sem categoria
A definição do sistema construtivo deve vir de um projeto técnico e saber a diferença entre alvenaria estrutural e convencia é ideal para escolher qual o método ideal para a construção. Essa escolha deve ser dada de acordo com a topografia, o projeto de arquitetura, o tipo de solo e outros fatores.
Você sabe qual a diferença entre eles? Nós preparamos uma comparação entre os dois sistemas construtivos mais comuns.
Este método é o mais comum no Brasil para obras residenciais e funciona como um esqueleto formado a partir da combinação de pilares, lajes e vigas. Desta forma, todo o peso é absorvido por esse sistema, deixando as paredes apenas como fechamento e separação dos ambientes, não tendo uma função estrutural.
Neste caso, não há restrição quanto às medidas do projeto, permitindo maior liberdade criativa na arquitetura e ideia da residência e não tendo limites para futuras reformas. Porém, em contrapartida, esse método possui um tempo de execução um pouco maior e um custo mais elevado em comparação ao sistema de alvenaria estrutural.
Ao contrário do concreto armado, a principal característica deste sistema é que todas as paredes possuem função de suportar o peso da laje ou da cobertura, não havendo pilares e vigas, sendo a estrutura formada pelas paredes e lajes.
É fundamental que as paredes tenham uma excelente execução, evitando ao máximo os cortes nos blocos, e por isso este sistema é chamado de racionalizado. A alvenaria pode ser feita de blocos de concretos estruturais ou de blocos de cerâmicos estruturais.
Em relação ao concreto armado, o tempo de execução da alvenaria é menor, bem como o seu custo. Porém, esse modo não permite reformas futuras e requer mão de obra especializada, não permitindo portas e janelas fora do padrão e tendo certa restrição com o tipo de projeto.
Agora você já sabe a diferença entre os sistemas poderá escolher qual o ideal para o seu projeto.