Sem categoria Conheça as normas da ABNT para Construção Civil
Postado em 14 de novembro de 2017 Categorias: Sem categoria
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nada mais é que uma organização que estabelece uma série de exigências de conformidades para todo tipo de atividade. Desde julho de 2013, o setor da Construção Civil dispõe da Norma de Desempenho de Edificações elaborada pela ABNT.
A regulamentação representa um avanço, pois pela primeira vez a qualidade dos produtos empregados na obra está relacionado à satisfação do consumidor. Ao todo, ela reúne 881 normas para a Construção Civil e, ao mesmo tempo que resguarda o direito do consumidor de receber um produto de qualidade, garante segurança jurídica para as empresas e profissionais que realizam a obra.
Essas Normas de Desempenho de Edificações dividem-se em seis partes: requisitos gerais da obra, sistema estrutural, piso, cobertura, vedação e sistemas hidrossanitários. Para cada um deles, a NB 15775, como também é conhecida, estabelece critérios de qualidade e segurança.
Confira alguns pontos que fazem parte da NB 15775:
O responsável pela obra deve ter atenção especial com instalações elétricas e de gás. O mesmo vale para materiais de revestimento e de acabamento. Espera-se que eles dificultem a propagação do fogo, além de não criar impedimento visual que dificulte uma saída emergencial.
Coberturas com inclinação superior a 30 graus requerem sistemas de segurança suportados pela estrutura principal. No caso de a cobertura apresentar telhas ou placas metálicas, há a necessidade de aterramento.
Telhados e lajes devem suportar o peso de pessoas na sua montagem, manutenção ou instalação. O limite mínimo de carga vertical suportada é estipulado em 1,2 kN.
O projeto deve informar sua vida útil, incluir toda a memória de cálculo, e relacionar todas as normas brasileiras, estrangeiras e internacionais adotadas.
Esses são apenas alguns pontos que contém a regulamentação da ABNT. As 881 normas requerem um estudo detalhado por parte do corpo técnico da empresa, além disso, é preciso sempre consultar regularmente o site da ABNT para checar se houve alguma atualização.